Conferência Internacional: Espiritualidade, Ecologia e Sociedade
No final da tarde do dia 20 de maio de 2016 assisti a esta Conferência, cujo tema tenho investido menos nos últimos meses: a espiritualidade.
Foi muito bom ter estado presente. Apercebo-me do quão é importante esta dimensão na minha vida, para me manter alinhada e conectada comigo mesma.
Voltei a relembrar que o pensamento plasma a ação, daí ser muito importante o cuidado com aquilo que pensamos. Ampliarmos também o nosso círculo de compaixão e abraçarmos outros elementos que parecem não estar tão diretamente ligados a nós. Perceber que, por exemplo, posso ter uma ligação mais forte com a minha família, mas que o senhor que está a passar por mim na rua também está ligado, assim como o cão que passeia ao lado dele, ou até a árvore do jardim onde nos encontramos. Somos elementos que, queiramos quer não, têm ligações profundas entre si.
Voltei a tomar contacto com o conceito de Ecologia Profunda e deu-me imensa vontade de ler um livro que já comprei e ando há algum tempo para ler, mas que ainda não o li: "Ecologia Profunda". Uma filosofia de vida na relação com o ambiente, com os outros seres e natureza.
É urgente para nós um novo paradigma com a perceção ecológica e de um mundo interligado. O Planeta Terra irá ajustar-se e continuar a sua jornada. Nós humanos é que não sabemos se conseguiremos preservar a nossa espécie... E se o Ser Humano estivesse na lista das próximas espécies a serem extintas? A natureza está em revolta legítima contra nós...
Uma nova Era do deixar de SABER, para investir no SER. O conhecimento está acessível a todos! Importa agora saber ouvir a "voz do silêncio", interrogarmo-nos sobre o nosso propósito e a nossa ação no mundo e, à semelhança da construção de tantos instrumentos que alimentam guerras, construir instrumentos agora para a construção da paz, nunca esquecendo que a libertação do ego leva-nos inevitavelmente ao caminho da humildade...
"Ecologia Profunda" é um livro com uma visão plural, que se reflete numa cosmovisão mais real dos fenómenos da vida. Recomenda-se!
ResponderEliminarGrato pela presença, sensibilidade e pela partilha
Grande Abraço
P.S. Partilhei também aqui: https://plus.google.com/u/1/110127297062379945096
Olá Jorge!
EliminarMuito grata pelo momento de inspiração que foi a conferência e agora pelo comentário, que vem acrescentar ao post.
Até breve,
Raquel
Aho!
ResponderEliminarQuando andares a visitar projectos e quiseres companhia, podes sempre convidar-me. ;)
Olá Tiago!
EliminarMas que boa sugestão! É sempre bom ter companhia :)
Envia-me pf o teu número através da página de facebook.
Até breve,
Raquel