HouseSitting na Quinta do Pisão, Tábua
Esta é a nossa quarta experiência de HouseSitting em Portugal.
Desta vez estivemos a cuidar de 2 cães, 2 gatos, 19 galinhas, 72 patos e dos espaços verdes da Casa do Pisão, uma quinta com 3,8 hectares de floresta e campos agrícolas, com vistas magníficas para um afluente do Rio Mondego. A Casa do Pisão aluga para turismo um estúdio auto-suficiente. Está anunciada, nomeadamente, no Booking e no Airbnb.
Já tínhamos conhecido pessoalmente o casal anfitrião há uns meses atrás, quando fomos a Coja passar 3 dias sustentáveis numa cabana. Como nos tínhamos candidatado a este HouseSitting, aproveitámos a viagem para nos conhecermos pessoalmente. Foi a primeira vez, até agora, que conhecemos os anfitriões e as suas casas antes de fazermos a experiência de HouseSitting.
Embora já conhecessemos o local, não deixou de nos voltar a surpreender com as maravilhosas vistas sobre o afluente do Rio Mondego!
A Claudia e o Leon vieram para esta propriedade há cerca de 2 anos. Recuperaram a casa de pedra, fizeram uma piscina, uma horta e agora têm imensos animais na quinta.
Um pequeno vídeo que fizemos sobre esta experiência, que ilustra o nosso dia-a-dia :)
A nossa rotina de tarefas
A nossa rotina começava bem cedinho, às 6h30 da manhã, para ir abrir a porta dos patos e galinhas e tratar deles: ver a água, comida e fazer uma limpeza geral ao espaço.
Depois tratávamos do pequeno almoço dos cães e gatos e dávamos um passeio.
A meio da manhã e da tarde passávamos novamente nos patos e galinhas para dar umas comidinhas boas e uns carinhos e no final do dia tratávamos de os recolher para as suas casas.
Dávamos mais uma refeição aos cães e gatos e regávamos os jardins e horta.
A Lula e a Pastel são os cães que nos acompanhavam nas nossas atividades da quinta.
Ponto alto de aprendizagem
O nosso ponto alto de aprendizagem nesta quinta foi mesmo com os patos e galinhas. Eram quase 100 animais à nossa responsabilidade, adultos e bebés, patas e galinhas a chocarem e novos nascimentos.
Sentimos desde o início o amor e dedicação que este casal tem por estes animais e por isso eles eram alvo da nossa maior atenção.
Aprendi mais sobre a alimentação destes animais, que deve ser o mais variada possível, podendo assim traduzir-se em excelentes e ricos ovos para consumo.
Momentos deliciosos
A abertura das portas dos patos e galinhas, às 6h30 da manhã :)
Os sabores dos produtos da horta. Tivemos o privilégio de provar, nomeadamente, as curgetes, morangos, pimentos, tomates, beringela, etc.
As vistas maravilhosas sobre o afluente do Rio Mondego.
Tínhamos planos de ir passear fora da quinta e fazer a ciclovia da Ecopista do Dão, mas era impossível fugir daquele paraíso. O que mais desfrutamos foi mesmo a Natureza, o silêncio, a piscina, o rio.
Momentos desafiantes
Sem dúvida, a Pastel foi o cão mais desafiante que tivemos até agora. Dominada pela sua história de experiências negativas passadas, demora algum tempo a confiar nas pessoas e 5 dias foram muito pouco para conquistar essa relação de confiança de uma forma mais sólida. No entanto, tive uma excelente surpresa no último dia, quando ela me veio lamber a mão sem eu contar. Afinal, foi ela a dizer-nos "Missão Cumprida" :)
Gostaste de ler este artigo e queres conhecer mais?
Para seguir outras experiências de HouseSitting do meu blogue clica aqui.
Gostaste da ideia do HouseSitting?
A experiência no Housesitting tem sido mais gratificante do que inicialmente pensava.
Se te tiver inspirado e quiseres inscrever-te nesta plataforma, existe um cupão que te dá 20% de desconto se seguires este link para te registares e a mim também me ajuda oferecendo 2 meses grátis. Depois de seres membro podes também fazer este convite a outras pessoas e assim ir acumulando mensalidades gratuitas para as tuas experiências :)
Boas viagens!
Olá Raquel, tudo bem?
ResponderEliminarQue bom foi ler esta tua experiência, acredito que tenha sido fantástico!
Fiquei roidinha de inveja (saudável) deste lado!
Mereces tudo de bom!
Um xi-coração!
<3
Olá Mariana!
EliminarQue bom ter-te desse lado :)
Tens que vir fazer também HouseSitting! É uma excelente forma de viajar, partilhar culturas e estilos de vida e trazer novas inspirações para o nosso quotidiano. Porque, como sempre, as melhores viagens são as que levam os nossos olhos no coração...