DIA 0 - Contextualização da Viagem a São Tomé e Príncipe
Após ter andado em 3 ONGDs para partir numa Missão Humanitária, em 2010, e depois deste ano tão intenso e de muito estudo (a trabalhar, a fazer voluntariado e a fazer uma pós-graduação em Gestão do Turismo e Hotelaria), decidi passar algum tempo comigo e finalmente ir ao terreno de uma Missão Humanitária!
Comprei uma viagem a S. Tomé e Príncipe. Há muito tempo que gostava de lá ir.
Falei com os Leigos para o Desenvolvimento, a Cáritas e os Médicos do Mundo (onde também fui voluntária) e combinamos encontrar-nos lá para conhecer o trabalho deles.
Uns dias depois comentei com uma Irmã Franciscana que ia a S. Tomé e ela falou-me na Missão Humanitária delas, lá em S. Tomé. Assim sendo, alterei a viagem para duas semanas e vou ficar a primeira semana nas Irmãs e a segunda num Hotel. Durante esta segunda semana irei aproveitar a conhecer a Ilha de S. Tomé e os restantes projetos sociais.
Para abrir o apetite segue uma reportagem dos Príncipes do Nada feita ao Projecto das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição (onde irei passar a primeira semana):
A Missão destas Irmãs tem várias áreas de intervenção:
Carpintaria |
Carpintaria |
. Carpintaria
Foi criada uma oficina de carpintaria que faz serviços para toda a Ilha. A Irmã Lúcia (responsável pela Missão) já delegou a gestão deste projecto a um local da cidade de Neves.
Atelier de costura |
. Costura
A Missão desenvolveu um atelier de costura e fazem serviços também para toda a Ilha.
Jardim de infância |
Escola primária |
. Jardim de Infância e Primária
Lar de idosos |
. Lar de Idosos
Este é o projeto que mais preocupa a Irmã Lúcia, porque ainda continua a ser muito dependente de intervenção e precisa de dinamização.
Enfermaria |
. Enfermaria
Os utentes que não têm dinheiro para pagar uma consulta no Centro de Saúde pedem ajuda às Irmãs.
Apoio domiciliário |
. Apoio domiciliário
Uma vez por mês a carrinha das Irmãs leva alimentos, pomadas, medicamentos para as povoações mais afastadas da Ilha, onde vivem as pessoas mais pobres.
Beijinho e até breve ;)
0 comments:
Enviar um comentário