agosto 02, 2021

Se me arrependo da escolha que fiz?

Fez há dias 2 anos e meio que iniciámos a nossa jornada na autocaravana e recebi uma mensagem duma amiga, que pensa vir fazer o mesmo, que me pergunta como fiz para escolher a minha, por quanto tempo penso continuar e se nalgum momento me arrependo de ter escolhido viver assim.

Achei que seria interessante partilhar, porque há muita gente a questionar isto...


Como fiz para escolher a minha autocaravana?

Em relação à primeira questão, falei com muitas pessoas que tinham autocaravana e vi muitos vídeos. Grupos de facebook de autocaravanistas também é bom aderir, porque há muita troca de experiências.


Por quanto tempo penso continuar? Há algum arrependimento?

Em relação à segunda questão, não faço ideia de quanto tempo irei continuar a viver na autocaravana... Não me vejo a viver para sempre assim, mas enquanto estiver a desfrutar vou continuar.

Estas questões fizeram-me pensar. Parece que somos tentados a achar que a quantidade de tempo das nossas opções valida mais ou menos as nossas decisões... Se a decisão fosse para sempre, ou então por um bom número de anos, então seria uma boa opção, caso contrário não. Será que é o medo da "despedida" que está aqui implícito? O medo de errar e de falhar, porque afinal não é para sempre? O medo de mudar?

Eu falo por mim, que demoro tanto tempo desde que percebo que preciso de mudar alguma coisa até que o faço, precisamente pelo medo de me desiludir e de falhar. Quero sempre certificar-me que é realmente por ali antes de fazer mudanças. E ainda bem, é sinal de que sou responsável e quero tomar decisões conscientes. Mas há aqui algures no meio um equilíbrio entre esse medo e a alegria de viver, de nos permitirmos experimentar pelo prazer de experimentar. Afinal a vida não é em si uma experiência?

Eu cá acho que, por diversas situações, nós mudamos de rumo quando aprendemos tudo o que tínhamos a aprender com aquela situação e, mudar, quando é feito de forma consciente, não é uma fragilidade. Traduz, muitas vezes, a sabedoria de alguém que procura continuamente crescer e aprender.

E aqui entra a terceira questão, a do arrependimento. 

Acho que se virmos a mudança a partir deste ponto de vista e desde que haja possibilidade de escolha, nunca há lugar ao arrependimento. E é nesse sentido, de mantermos a nossa liberdade de escolha, que devemos trabalhar sempre.

Há realmente decisões difíceis na vida e que temos que pesar muito bem, porque inevitavelmente ao abrir uma porta fechamos outras, mas viver numa autocaravana não é uma dessas escolhas difíceis sem retorno. Em qualquer altura podemos arrendar uma casa, se assim quisermos, ou podemos fazer house sittings de longa duração se quisermos poupar dinheiro. Claro que viver numa autocaravana é bem mais económico do que viver numa casa e, quando pensar nessa hipótese, vou ter que ponderar essa parte, mas hoje eu vivo com a consciência de que essa realidade muito naturalmente irá surgir e, portanto, preparo-me hoje para que possa ter a hipótese de escolher um dia que queira voltar a ter uma casa, com todos os custos que isso implica. Até lá, desfruto do que tenho hoje, preparando sempre o futuro de me apetecer uma coisa diferente amanhã 😉 Acho que só assim temos a liberdade de poder escolher onde e como queremos estar a cada momento...


Beijinhos e abraços e sejam felizes!

Encontramo-nos na próxima história de desenvolvimento pessoal!

Raquel

Digital Nomad, Blogger, Traveller, House & Pet Sitter

Overtrail.com

Related Articles

0 comments:

Enviar um comentário

Raquel Ribeiro. Com tecnologia do Blogger.