novembro 09, 2012

DIA 12 - A Despedida das Irmãs, a Nostalgia e a Avaliação da Viagem


Sem dúvida, o meu lugar é em África…
Sem dúvida, o meu lugar é no trabalho social…
Sem dúvida, quero fazer e ser a diferença no Mundo.
Está na hora de voar…
Santa Catarina

Sentia-me muito cansada, porque ontem deitei-me tarde e hoje levantei-me muito cedo. Fui fazer umas compras ao centro e voltei para o hotel, pelas 16h00. Fui à piscina relaxar e senti aquela sensação de “missão cumprida”. De tarde, quando me despedi da Irmã Margarida comecei imediatamente a sentir aquela tristeza de partir, de voltar à vida de Portugal e senti aquela nostalgia. Ao mesmo tempo senti um cheio muito grande. Tudo aquilo a que me propus nesta viagem consegui fazê-lo. E mais, consegui sentir-me feliz e realizada ao fazê-lo. Senti-me na direcção do meu caminho.

Ás vezes, quando desejamos muito uma coisa e sonhamos muito com ela, depois as expectativas dão-nos uma banhada. Eu estava com receio que isso acontecesse. E afinal, tantos medos que eu tinha, tantas incertezas e aqui é tudo tão simples e tão natural. Não há que ter medo de nada… 

Está a ser uma experiência mesmo muito rica a diversos níveis. E tenho alguma pena de não poder continuar cá mais uns meses. Obviamente São Tomé tem imensas coisas negativas, como qualquer outro lugar do Mundo, mas tem muito para aprender e sinto-me numa fase de grande receptividade e sede de aprender.

Related Articles

0 comments:

Enviar um comentário

Raquel Ribeiro. Com tecnologia do Blogger.